quarta-feira, 8 de abril de 2009

Maria Fumaça

Em 1874, surgia a segunda ferrovia do Estado de Minas Gerais e a 13ª do Brasil - a Estrada de Ferro Leopoldina. Cinco anos depois, nascia a Estrada de Ferro Oeste de Minas - EFOM (hoje - Ferrovia Centro-Atlântica FCM), inaugurada no dia 30 de setembro de 1880.
Desde a sua fundação, a ferrovia nunca parou de funcionar. O trafégo ferroviário nos 12 kilometros do trecho São João Del Rei a cidade histórica de Tiradentes, ainda atrai muitos turistas e moradores locais, interessados em viajar pela história, a bordo das centenárias locomotivas, herdadas da Estrada de Ferro Oeste de Minas.
Uma outra curiosidade, é que a estrada de ferro chegou a atingir 602 Km de extensão. Isto mostra que as ferrovias eram um meio de transporte muito importante e valorizado na época.
O complexo ferroviário de São João Del Rei, foi tombado pelo patrimônio histórico, em 03 de agosto de 1989.


Imagem bucólica da estação ferroviária da cidade de Tiradentes, MG.
Detalhe interno de um dos vagões de passageiros.


Uma característica peculiar desta ferrovia, que a tornaram muito especial é sua bitola estreita, 76 centímetros, a fez herdar o carinhoso apelido de ¨Bitolinha¨.

4 comentários:

Anônimo disse...

Saudades!!!

Ivan Gaiolli disse...

E aí Zé.
Passei por aqui e vi uma foto ali embaixo que suspeito ser o filho da Jujú heyn! ahuahua
Muito boas as fotos, parabéns.
Lembrei de Cunha tbm!

Abraço,
Ivan Gaiolli Berti Jr.

José Luiz disse...

Oi Ivan.
Obrigado pelo comentário. Parece mesmo filho da Jujú. Tenho saudades...!
Abraço,
Zé Luiz

FJSasso disse...

Muito bonita a foto da igreja, aqui embaixo.