Postagens

Mostrando postagens de março, 2009

Vitoriano Veloso (Bichinho), MG

Imagem
Vitoriano Veloso (Bichinho), pertence ao Município de Prados (MG) desde 1938, e é conhecido pelo sugestivo nome de ¨Bichinho¨, um povoado que se formou com a descoberta de ricas lavras de ouro no princípio do século XVIII. O nome atual é uma homenagem ao inconfidente Vitoriano Gonçalves Veloso, negro, escravo alforriado e alfaiate, que nasceu e viveu em Arraial de Gritador (nome derivado de Greta d`ouro). Ele era vizinho e compadre de D. Hipólita, a única mulher a participar ativamente o movimento revolucionário (Inconfidência). Hoje, o povoado é uma sequencia de casas antigas que servem tanto como residências quanto como oficinas, ateliês e lojas de atesanato. Bichinho se orgulha de ser uma das grandes concentrações de artesãos do Circuito Trilha dos Inconfidentes. O histórico povoado fica a 7 Km de Tiradentes (MG), com acesso pela estrada que liga esta cidade a Prados (MG). Igreja Nossa Senhora da Penha, construída em 1771.

Entardecer, dois momentos...!

Imagem
As duas fotos foram clicadas em dias diferentes. Em primeiro plano o conjunto poliesportivo e atrás fica o famoso ginásio do Ibirapuera.

Sob o solo da cidade de São Paulo

Imagem
Parece uma placa indicativa normal e realmete é, mas sob o solo deste cruzamento no bairro dos Jardins na cidade de São Paulo há um pouco da nossa história. Nas fotos abaixo (clicadas em 10/03/2009), vocês veem detalhes de trilhos de bonde ou trilhos para tranporte de produtos manufaturados, cuja história está no link, http://br.geocities.com/bonde103/Hbd3.html . A leitura vale a pena. Como se vê nesta foto, acredito que o que resta dos trilhos será retirado pelos operários da obra. Abaixo, foto do cruzamento e mapa detalhado do local.

Imagens bucólicas de Cunha, SP

Imagem
Cachoeira, por sinal, bem refrescante e próxima da sede do Hotel Fazenda São Francisco. Riacho, também dentro da propriedade do Hotel Fazenda São Francisco. Esta é uma das imagens mais bucólicas na minha opinião. Qual é a sua? É muito gratificante e refrescante, observar a chuva deslizando no telhado. Gado se alimentando ao amanhecer. Detalhe da touceira de bambu. A grama do vizinho é sempre mais verde!